Como um LMS pode otimizar o trabalho do RH?

O que é LMS aplicado a empresas?

Como você pôde perceber, o LMS dentro das empresas assume o importante papel de aliado nas ferramentas para a educação corporativa. Seu principal objetivo é realizar o processo de aquisição de novas competências para os colaboradores, contribuindo para a melhoria de resultados oferecendo o chamado treinamento in company EAD.

O fruto dessa capacitação é óbvio: o aprendizado concedido ao trabalho. Assim, o gestor de RH tem em mãos uma plataforma para treinar habilidades, instruir, promover novos conceitos dentro da empresa, semear ideias e estabelecer uma comunicação interna eficiente entre a companhia e o colaborador.

Para que o sistema possa ser aplicado no seu negócio e realmente proporcione os frutos e vantagens oriundas da educação corporativa, é importante buscar por uma ferramenta séria e comprometida em oferecer as melhores soluções do mercado.

Quais funções um LMS deve ter?

Para fazer uma boa escolha, é importante conhecer as funções que um bom sistema deve apresentar. Para orientar essa decisão, separamos alguma delas. Confira!

Facilidade no uso

Quando o assunto é a educação dentro das empresas, os gestores precisam ter a consciência de que estão lidando com o mais variado perfil de pessoas. Nesse contexto, a plataforma LMS ideal deve ser intuitiva e fácil de usar.

Se o objetivo é a contínua capacitação da equipe em busca de melhores resultados para o negócio, é imprescindível que a ferramenta seja acessível a todos.

Integração com outros sistemas

A integração entre sistemas é outra grande tendência do mundo corporativo, principalmente quando se trata de uma gestão de RH estratégica.

Uma boa plataforma LMS deve oferecer um sistema de compartilhamento de dados. Uma das ferramentas mais importantes do RH estratégico é a gestão de talentos, cujo principal objetivo é aproveitar as habilidades de cada colaborador em particular para direcioná-lo às funções pertinentes a elas e, dessa forma, aumentar a produtividade.

Nesse contexto, o LMS pode ser integrado aos programas voltados à análise de dados. Assim, o desempenho do trabalhador mediante ao curso pode ser avaliado e seus resultados aproveitados da melhor forma o possível.

Suporte para aprendizagem móvel

Ferramentas úteis devem acompanhar as tendências do mercado. Se hoje o cotidiano está cada vez mais interativo, a comunicação mais ágil e a mobilidade se tornou um dos pré-requisitos para facilitar a vida pessoal e profissional, um bom sistema deve atender a essas expectativas.

Por isso, é fundamental que os materiais para treinamento sejam disponibilizados garantindo o acesso por meio dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Aqui, é importante ter muita atenção a respeito de um importante aspecto: o design responsivo, que permite que um conteúdo seja acessado em qualquer tamanho de tela. A maioria dos aparelhos apresenta navegadores eficientes, mas nem sempre as informações aparecem ajustadas e configuradas de acordo com o dispositivo.

Lembre-se sempre que o ambiente de aprendizagem deve ser democrático, e isso inclui poder acessá-lo em qualquer local.

Suporte à aprendizagem mista

Sistemas de Gestão de Aprendizagem podem ser muito eficazes no que diz respeito aos cursos online, mas é importante que seu conteúdo possa ser facilmente acessado fora da web.

É importante considerar que, em algum momento, o colaborador queira ou necessite acessar as informações de lugar em que a internet não está disponível.

Isso faz do suporte para a aprendizagem mista um recurso quase que obrigatório do LMS. A aprendizagem offline também deve ser acompanhada, registrada e avaliada, juntamente à online.

Relatórios de acompanhamento

Como citamos acima, os treinamentos e seus resultados devem ser devidamente acompanhados e registrados, revelando mais um recurso fundamental que um sistema LMS deve apresentar.

A empresa deve ter acesso, no mínimo, aos módulos concluídos, ao progresso dos colaboradores em cada assunto e aos resultados das avaliações de desempenho dos cursos.

Quais as vantagens de um LMS para empresas?

As expressões “capacitação de colaboradores” e “desenvolvimento de habilidades”, por si só já nos remetem a uma prática vantajosa para as empresas.

Entretanto, é necessário avaliar os benefícios quando esses instrumentos são concedidos por meio das plataformas LMS. Conheça!

Aumenta a acessibilidade

Sem uma plataforma LMS, muito provavelmente os módulos de treinamento EAD ficarão bagunçados e sendo distribuídos aleatoriamente.

A desvantagem é que os arquivos ficam ultrapassados, podem ser excluídos e fica difícil retomar o aprendizado.

O padrão do sistema LMS é fornecer todas as suas atividades em um único ambiente. Assim, a empresa pode hospedar todos os seus cursos, de maneira personalizada, com segurança e profissionalismo.

Reduz os custos com treinamento

Como toda iniciativa corporativa, conceder treinamentos para a equipe é um investimento, ou seja, gera custos.

Ao adotar uma plataforma de e-learning, a empresa faz uma grande economia, uma vez que não precisa arcar com equipamentos, impressão de apostilas, contratação de monitores e outros custos que envolve um treinamento.

Simplifica os processos de treinamento para novas contratações

As plataformas de e-learning não só reduzem os custos com os treinamentos, como também simplificam esses processos.

O ideal para manter o orçamento equilibrado seria treinar todos os novos colaboradores de uma só vez. Entretanto, são vários os motivos que dificultam essa estratégia. Entre eles, podemos citar as necessidades em particular de cada setor, e o fato de que nem sempre as equipes conseguem iniciar suas atividades ao mesmo tempo.

Quando a empresa conta com o auxílio de um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, pode ter os módulos permanentemente disponíveis e acessados em qualquer período. Dessa forma, a empresa pode prosseguir com as contratações sem se preocupar em coincidi-las com uma agenda de treinamentos presencial.

Colabora com a retenção de talentos

Atrair e reter talentos não é uma prática que depende exclusivamente do retorno financeiro que esses profissionais terão ao ingressar na sua empresa. É preciso trabalhar com vantagens que dê ao colaborador a certeza de que é valorizado dentro do negócio.

Quando a organização investe nas habilidades da sua equipe, oferecendo programas de capacitação contínua, os colaboradores sentem que a empresa acredita no seu potencial individual e coletivo.

Ao construir uma carreira em W, a tendência é permanecer no emprego e se dedicar para conseguir alcançar uma posição cada vez melhor.

Ao contar com uma plataforma LMS, é possível verificar quem realmente está empenhado nessa jornada. As aulas podem ser oferecidas como os cursos EAD das instituições de ensino mais tradicionais, ou seja, os interessados têm a possibilidade de estudar no conforto de suas casas.

Dessa forma, a empresa consegue observar quem está firme em seu objetivo de crescer junto à corporação.

Melhora a satisfação do cliente

Cliente satisfeito é aquele que, além de contente com o produto adquirido ou serviço prestado, foi bem atendido. E um bom atendimento também é fruto de funcionários bem treinados.

O comportamento do consumidor nunca permanece o mesmo, as melhores maneiras de se relacionar com ele é acompanhar esse dinamismo da relação, precisando estar atento para não conservar uma equipe ultrapassada.

Quando a sua concorrência está um passo à frente, a tendência é perder alguns clientes. Então, aproveite os benefícios das plataformas LMS para adotar uma política de capacitações contínuas e oferecer sempre uma equipe adequada às atuais necessidades dos indivíduos!

Assista o vídeo completo do assunto em:
https://www.youtube.com/watch?v=96WgXl9MDIQ&feature=youtu.be

Confira outros artigos que podem te interessar

5 tendências de eLearning para 2021

5 tendências de eLearning para 2021

Principais tendências de eLearning em 2020 Mesmo antes da pandemia de coronavírus, a indústria de eLearning estava se expandindo em um ritmo constante. Mas agora, o fechamento da maioria das empresas e instituições educacionais levou a um crescimento explosivo, à...

read more
6 Benefícios do podcast em treinamento

6 Benefícios do podcast em treinamento

O que são os podcasts? De forma bem simples, um podcast é um material, como uma aula, que é entregue na forma de áudio, como se fosse um programa de rádio. Porém, ao invés de ser transmitido ao vivo, ele é gravado para que o espectador possa ouvi-lo quando achar...

read more

Pin It on Pinterest

Share This
Close Bitnami banner
Bitnami