A Aprendizagem por Descoberta depende de investigações e de uma exploração de si mesmo.
A experiência pessoal, em primeira mão, é um componente crucial no processo de aprendizado. Ela dá aos alunos o poder de explorar tópicos por si só e usar suas habilidades recém descobertas em situações reais.
Como integrar o Aprendizado por Descoberta no Design Instrucional
Jean Piaget, Seymour Papert e Jerome Bruner são os maiores precursores do modelo de Aprendizagem por Descoberta. Essa abordagem depende de investigações e de uma exploração de si mesmo. É dada aos alunos a oportunidade de conduzir pesquisas, construir habilidades e observar os problemas de todos os ângulos, o que os permite refletir sobre o tópico e atribuir significado aos conceitos e ideias essenciais.
Agora vamos compartilhar algumas dicas para se aplicar uma abordagem referente ao Aprendizado por Descoberta em seu Design Instrutivo para eLearning.
Benefícios do Aprendizado por Descoberta no eLearning
1. Empodera alunos online
A aprendizagem por descoberta encoraja os alunos que estudam online a assumir controle da experiência online, o que aumenta o engajamento. Eles se tornam participantes ativos no processo e têm a oportunidade de explorar o assunto em primeira mão.
2. Promove Habilidades de Solução de Problemas
Alunos online devem examinar a questão ou o problema de múltiplos ângulos para encontrar a melhor solução. Isso facilita o pensamento lateral, a resolução de problemas e habilidades de raciocínio criativo.
3. Promove experiências eLearning personalizadas
Cada participante é hábil de produzir em seu próprio ritmo e pesquisar o assunto de forma autônoma. Como tal, eles podem usar recursos e ferramentas relevantes para aumentar sua compreensão e retenção de conhecimento.
5 dicas para realçar o Design Instrutivo com as atividades de Aprendizagem por Descoberta
1. Incorpore Soluções de Problemas Reais
O Aprendizado por Descoberta depende fortemente da capacidade de se autoguiar enquanto soluciona-se problemas. Estudantes online têm o poder de examinar todos os aspectos do problema e avaliar possíveis resultados. Entretanto, eles devem estar aptos a relacionar os problemas em questão e aplicar o conhecimento na vida real. Por essa razão, você deve incorporar situações e desafios reais. Essa deve ser a forma dos simuladores, cenários e estudos de caso do eLearning.
2. Posicione perante Questões Provocadoras
Uma questão bem trabalhada tem o poder de “acender a faísca” de discussões online e ativar/despertar a auto reflexão. Comece sua lição em eLearning com questões provocadores ou prazos que encoraje os alunos a avaliar a situação. Isso deve, também, permitir que eles examinem suas próprias cognições e identifiquem suas crenças limitantes. Por exemplo, suposições que os estão mantendo atrasados. Apenas tenha certeza que sua questão é convidativa, não controversa. Você quer dar a todos a oportunidade de refletir sobre o assunto, e perguntas desconcertantes são uma distração maior.
3. Coloque Conhecimento em Prática
Aprendizado por Descoberta não se trata somente sobre resolução de problemas, mas as habilidades e conhecimento que os alunos online desenvolvem durante o processo. Por exemplo, os talentos que eles aperfeiçoam enquanto eles trabalham seu caminho através da simulação da tarefa. Sendo assim, deve-se promover a eles a oportunidade de praticar o que eles têm aprendido no contexto. Incluir jogos sérios e cenários de ramificação que utilizem suas habilidades e testem seu conhecimento.
4. Desenvolva Projetos de Pesquisa Auto Guiadas Online
Dê aos estudantes um problema ou prazo e, assim, permita-lhes pesquisar o assunto de maneira autônoma. Graças à tecnologia moderna, alunos online têm todos os recursos necessários para começar. Encoraje-os a visitar grupos de mídia sociais para aprender com profissionais experientes, ou sites de compartilhamentos de vídeos para assistir tutoriais de tarefa online e leituras atrativas.
5. Una Aprendizados Confundidos com o Feedback Imediato de eLearning
Erros são uma parte crucial do Aprendizado por Descoberta. Cometendo erros, alunos são capazes de ver a repercussão de suas ações e pensar em diferentes abordagens. Isso ainda é outra razão porque atividades reais são benéficas. Estudantes online têm a chance de ver os resultados de seus comportamentos e decisões sem qualquer risco. Entretanto, deve ser acompanhado do feedback imediato do eLearning para que identifique-se as áreas que precisam ser melhoradas.
Crítica do Aprendizado por Descoberta
É aconselhável examinar TODOS os aspectos do modelo da Aprendizagem por Descoberta antes de determinar se é realmente a melhor abordagem para seu curso de eLearning. Existem alguns críticos que contestam a eficácia e a viabilidade da abordagem do Aprendizado por Descoberta baseados nas seguintes premissas:
1. Impede a retenção de conhecimento
Críticos sugerem que alunos online podem experienciar uma sobrecarga cognitiva, devido à autonomia e a necessidade de estar centrado na pesquisa do modelo. Por exemplo, estudantes online tem que resolver problemas usando os recursos disponíveis. Não há nenhuma diretriz a ser seguida. Dessa forma, os alunos online podem ser inundados com uma abundância de informações de uma só vez, sem saber como proceder.
2. Evita o feedback contínuo
Muitas atividades do aprendizado por descoberta são autoguiadas. Contudo, instrutores online e facilitadores são incapazes de intervir quando necessário. Por exemplo, alunos online exploram o tópico por si só e pesquisam todos os possíveis resultados. Instrutores online pode apenas ver o produto final ao invés de promover feedback durante todo o processo.
As Noções Básicas da Aprendizagem por Descoberta Avançada
É importante notar que muitas das críticas para o Aprendizado por Descoberta são abordadas pelo Modelo Avançado de Aprendizagem por Descoberta. Por exemplo, são fornecidas aos alunos orientações gerais e instruções antes da atividade online, a fim de evitar a sobrecarga cognitiva.
Robert J. Marzano, um treinador e pesquisador renomado, é um dos principais membros que propõem o modelo avançado. Marzano sugere que alunos devem estar preparados para o processo de aprendizagem por descoberta a frente do tempo. Isso envolve instruções detalhadas e um resumo das principais conclusões. Aplicado ao eLearning, o instrutor online pode fornecer aos alunos um passo a passo da tarefa antes da simulação eLearning. Marzano também estipula que os alunos devem formar suas próprias ideias durante a atividade, e então explicar seu processo de pensamento depois do fato. Novamente, aplicado ao eLearning, o aluno completa um cenário de ramificação e depois explica porque escolheu aqueles caminhos específicos. Eles devem, também, ter exemplos para seguir durante a atividade para que eles saibam o que esperar das mesmas.
Aprendizado por Descoberta pode não ser a abordagem ideal para TODOS os cursos de eLearning. Entretanto, você pode adaptar suas metodologias para se adequar às suas necessidades. Use atividades eLearning que traduzam situações reais para os encorajar a aprendizagem baseada em erros. Dê aos alunos a oportunidade de examinar e avaliar o assunto nos seus próprios termos. Com um pouco de flexibilidade, criatividade e inovação, você pode integrar essa abordagem no seu Design Instrucional.