6 Dicas para começar o planejamento do seu eLearning

O planejamento cuidadoso tem o poder de transformar ideias em realidade. Mais importante ainda, pode tornar a experiência do eLearning mais organizada e efetiva. Nesse artigo, apresentamos 6 dicas de como começar um planejamento para o seu próximo curso de eLearning.

Como iniciar o planejamento de cursos de eLearning

Muitos devem acreditar que o primeira passo no desenvolvimento de um curso de eLearning é pesquisando o assunto. Outros devem acreditar que o primeiro passo é determinar objetivos e expectativas. No entanto, o que vem antes de tudo isso é criar um ótimo plano. Você deve estabelecer as bases e ter a certeza de que elas são suficientemente sólidas para desenvolver um curso de eLearning. Infelizmente a etapa de planejamento não é muito fácil, requer tempo e dedicação.

1. Priorize os objetivos

img1

Objetivos são as marcações na estrada para o sucesso. Mostram uma direção clara para onde você vai chegar além de permitir que você acompanhe o andamento do processo durante o desenvolvimento. Você deve priorizar seus objetivos de acordo com a importância, datas de entrega e necessidades de aprendizado. Ao criar a lista de objetivos reúna sua equipe e organizem por ordem de prioridade.

2. Crie um mapa de habilidades

img2

É importante mapear as habilidades necessárias para a realização de alguma tarefa para um bom planejamento. Cada terefa terá ramificações, que seriam as sub tarefas, ou tarefas relacionadas que precisam ser realizadas. Ter uma ideia de quais são os conhecimentos e os requisitos de um projeto ajudará a mensurar seu custo e tempo de desenvolvimento.

3. Crie um storyboard

img3

Se os objetivos são as marcações na estrada, o storyboard é o atlas. Eles proporcionam uma visão geral do seu curso de eLearning e destacam os principais pontos. A partir do Storyboard você também pode estruturar de uma forma mais completa os módulos e atividades para garantir coesão.
Fazer reuniões com o time de desenvolvimento é importante para definir o storyboard, que pode conter descrições em texto, capturas de tela e uma variedade de placeholders de conteúdo para uma melhor visualização.

4. Peça feedback

img4

Muitos profissionais de eLearning envolvem seu público alvo apenas no final do processo de desenvolvimento. Na criação de grupos de discussão e pesquisas logo antes de publicar o material de eLearning, por exemplo. No entanto, o público deve participar de todas as etapas estratégicas durante o desenvolvimento. O Feedback pode ser importante para definir o material e as atividades e alinhar expectativas.

5. Identifique os seus veículos de informação

img5

O objetivo do elearning não é somente adquirir conhecimento, é saber como aplicá-lo também no mundo real. Por isso é importante que você não apenas forneça a informação mas também como colocá-la em prática. Em muitos casos os alunos precisam combinar uma série de outros conhecimentos para entender e aplicar um novo.

6. Visualize

img6

Visualizar o produto finalizado é um dos aspectos mais desafiadores no planejamento do eLearning. Você possui um material de ensino que deve ser transformado em uma experiência de eLearning de qualidade, o que requer tempo e criatividade. Sempre tenha formas visuais de identificar as tarefas e ter uma ideia geral do projeto em todas as suas etapas. Você também pode construir protótipos funcionais da experiência de eLearning para ajudar nessa tarefa.

Planejamento é uma questão também de gerenciar o tempo, use essas 6 dicas para tirar o melhor proveito do seu material de eLearning.

Tradução e Adaptado de eLearning Industry

Sem comentários

Publicar Comentário