Blockchain: a nova revolução tecnológica da educação

Desde 2017 o Instituto de Massachusetts (MIT), localizado nos Estados Unidos, aplica um sistema diferenciado de tecnologia para enviar o diploma aos seus formandos, pioneira nesta aplicação. O Blockchain no setor de certificados da educação aparece como uma grande oportunidade de potencializar o sistema tecnológico do ensino no Mundo.

Após a finalização do curso, o estudante recebe em seu celular um documento digital, devidamente autenticado e pronto para ser apresentado a quem precise e com todas as seguranças e confianças necessárias para este produção e entrega.

Neste caso o sistema utilizado foi criado pelo próprio MIT e mesmo que o Instituto, por qualquer motivo, feche o seu certificado está 100% assegurado e tem total valia no mercado.

Mas afinal, o que é blockchain?

Criada aproximadamente a 10 anos, a tecnologia blockchain foi produzida com o intuito de proteger as operações com Criptomoedas (Sistemas de moedas digitais, como o famoso Bitcoin).

Basicamente funciona como um livro de registros, porém de forma digital, no qual ele confere autenticidade e segurança, sem que consigam frauda-lo.

Atualmente este sistema é utilizado em diversos mercados diferentes, afinal todos eles precisam documentar seus acordos e funções de forma segura, como a compra de um imóvel, que hoje em dia pode ser assinado e totalmente resolvido por meios digitais.

Blockchain na prática acadêmica

Com toda certeza este serviço associado ao ensino é de estrema importância, pois diminuiremos a burocracia e custos para produção de tal certificado, além da agilidade e facilidade tecnológica do novo certificado, podendo ser acrescentado em uma assinatura de e-mail, ou até em suas redes sociais, como um documento oficial.