O que é Storytelling e porque usar?

O ato de contar uma história (storytelling) por anos foi fundamental para a evolução humana, pois a partir dele as experiências e os conhecimentos são transmitidos de geração para geração. É possível contar uma história por meio de vídeo, texto, imagens, áudio, narrativas interativas, dentre diversas outras formas que exemplifiquem algum conteúdo importante, dividido em módulos para que os espectadores possam gravá-­los facilmente e para que a história siga um fluxo lógico.

A Narrativa Interativa é um produto hipermidiático que utiliza  linguagem HTML5 (HyperText Markup Language) e é o meio, no processo de ensino-­aprendizagem, de construção e exploração do conteúdo por parte do aluno. O estudante deve navegar e interagir com todo o jogo (narrativa interativa), que deve ser apresentado de forma lúdica, engajadora, organizada, consistente e coerente.

Porque usar?

Quando o assunto é ensinar, despertar o interesse dos seus alunos é um dos fatores mais importantes. É claro que, se o conteúdo ou o método de ensino pouco despertam a criatividade e atenção, o estudante não terá estímulos para aprender.

Ao perceber uma história, nosso cérebro processa os sons e qualquer estímulo visual, criando um ambiente imagético, fazendo com que o indivíduo acredite que está dentro da história, tendo muitas vezes respostas emocionais, como querer chorar, sentir raiva ou até ter vontade de tomar alguma atitude. Dessa forma, como estamos profundamente envolvidos com a narrativa, o que está sendo dito (o significado e o conteúdo) tem mais chance de ser aprendido e lembrado. Na Narrativa Interativa, o aluno é estimulado a tomar decisões que afetam o conteúdo, e o Storytelling enfatiza essa reflexão. O objeto de aprendizagem, na construção do conhecimento, deve estimular e reforçar a prática da reflexão para o encontro de soluções e respostas.

Confira outros artigos que podem te interessar

Como formar multiplicadores internos: um guia prático

Como formar multiplicadores internos: um guia prático

Identifique colaboradores com potencial Para ser um bom multiplicador interno, um colaborador precisa ter vontade de compartilhar conhecimento. Nada de querer “obrigar” os colaboradores a serem multiplicadores: além de gerar frustração, vai acabar comprometendo o...

read more
5 Benefícios de ter multiplicadores internos

5 Benefícios de ter multiplicadores internos

Qualificação de colaboradores Os multiplicadores internos ajudam a organização a prover o treinamento necessário para que as pessoas realizem o trabalho da melhor forma possível e pensem em soluções fora da caixa. Nesse sentido, pode-se esperar uma...

read more
Como usar a gamificação em processos seletivos?

Como usar a gamificação em processos seletivos?

O que é gamificação em processos seletivos? Gamification é a utilização de técnicas e conceitos de jogos digitais em processos cotidianos da empresa. Ou seja, gamificar um processo seletivo significa utilizar rankings, recompensas, conquistas de status e...

read more

Pin It on Pinterest

Share This
Close Bitnami banner
Bitnami