Gamificação e ensino à distância on-line

É suficiente ser um usuário da Internet, smartphone e/ou jogador de videogame para saber na prática o que é gamification. A definição mais básica de gamificação está relacionada ao uso de idéias e jogos mecânicos em um contexto que não está diretamente relacionado aos jogos, buscando envolver os usuários.

 

Você provavelmente está mais familiarizado com a gamificação do que você pensa. Você já parou para pensar em como funciona o ensino à distância online? Basicamente, existem elementos atraentes de gamificação que podemos inserir no ambiente virtual de aprendizagem.

 

Pense nisso. Preparamos alguns exemplos de como incorporar esses elementos na educação à distância:

 

O jogador tem controle

Ter controle de sua própria jornada e seus próprios resultados é um elemento comum na maioria dos jogos. As pessoas adoram ter controle sobre seu próprio potencial de sucesso.

 

Na educação a distância não é diferente. Permita que o usuário tenha controle de suas ações e seu progresso através da gamificação. Uma maneira de fazer isso é permitir que eles escolham um curso de estudo de seu interesse ou explorem uma categoria de sua escolha. Fornecer conteúdo em diferentes mídias (vídeo, texto, slides) também é uma maneira de oferecer liberdade de escolha para seus alunos.

 

Exploração do ambiente

Muitas vezes, os jogos incentivam a exploração do mapa e a busca de tesouros. Por que não permitir isso em cursos online? Forneça maneiras para seu aluno explorar o que mais lhe interessa. Separe seus cursos por categoria e permita que seus alunos explorem essas categorias. Em seguida, com base nas escolhas dos alunos, crie campanhas de marketing direcionadas para essas categorias. Ou, dentro do conteúdo de suas aulas, adicione conteúdo extra para o aluno explorar. Mesmo depois de completar o curso.

 

Interatividade e Eventos

Você conhece algum jogo em que não precise fazer nada? Provavelmente não. Os jogos sempre incentivam o jogador a realizar alguma tarefa para interagir com o ambiente. E-learning não é diferente, os alunos precisam interagir com o ambiente para que eles estejam envolvidos. Portanto, evite essas lições com vídeos ou textos longos. Invista em fóruns de discussão, atividades e bate-papos. Crie eventos para seus usuários, como transmissões ao vivo.

 

Reconhecimento e Conquistas

Nada é melhor do que ser recompensado por alguma atividade que você realizou. Mesmo em jogos, ganhar esse tesouro após uma fase difícil é uma sensação gratificante e envolvente! Você pode explorar esses mesmos sentimentos na aprendizagem à distância com gamification. Para isso, apenas recompense seu aluno a concluir alguma etapa do processo de aprendizado. Então, faça uso das conquistas e deixe seus alunos exibirem seus troféus para seus colegas. Ofereça descontos para usuários com mais conquistas.

 

Limitações de tempo

Os jogos costumam usar restrições de tempo nas etapas da estaca para criar um senso de urgência. Tornando o desafio ainda mais emocionante. Você pode simular uma limitação de tempo na vida real. Assim, considere usar avaliações com limites de tempo ou trabalhar com entrega. Isso deixa o aluno em constante movimento durante o curso.

 

Comentários

Mesmo nos jogos, a opinião dos jogadores é importante. Ele permite que as empresas desenvolvam e planejem melhor seus próximos lançamentos. O mesmo pode ser feito em cursos online com gamification. Aposte em pesquisas de satisfação, entenda os motivos que impediram seus alunos de concluírem o curso e os motivos que os desencorajaram a concluir o curso. Fazendo isso, você pode melhorar os pontos fortes e corrigir os pontos fracos. Além disso, o uso de pesquisas de satisfação fortalece a relação entre você e seus alunos. Mostre-lhes que você está interessado em sua opinião!

 

A gamificação é uma técnica que pode ser implantada de diferentes maneiras e pode gerar bons resultados, mas requer um pouco de trabalho e comprometimento, especialmente durante a preparação do conteúdo e o processo de aprendizagem de seus cursos.

 

Então, quanto mais fácil for este processo, melhor!

Confira outros artigos que podem te interessar

5 tendências de eLearning

5 tendências de eLearning

Principais tendências de eLearning Mesmo antes da pandemia de coronavírus, a indústria de eLearning estava se expandindo em um ritmo constante. Mas agora, o fechamento da maioria das empresas e instituições educacionais levou a um crescimento explosivo, à medida...

read more
Como um LMS pode otimizar o trabalho do RH?

Como um LMS pode otimizar o trabalho do RH?

O que é LMS aplicado a empresas? Como você pôde perceber, o LMS dentro das empresas assume o importante papel de aliado nas ferramentas para a educação corporativa. Seu principal objetivo é realizar o processo de aquisição de novas competências para os colaboradores,...

read more

Pin It on Pinterest

Share This
Close Bitnami banner
Bitnami