7 Práticas do Design para um eLearning efetivo

Tenha em mente que nenhuma dessas dicas necessitam que você tenha um conhecimento técnico específico de design para serem aplicadas.

No mundo todo, uma grande parte das empresas implementam programas de eLearning, já que consideram esse um método eficaz em guiar e treinar seus funcionários sem precisar se preocupar com o local em que estes estão. Ter sempre um bom designer pronto para criar os materiais de eLearning nem sempre é fácil. É importante contar com bons profissionais e alguns conceitos do design podem ser aplicados em outras áreas também. A seguir 7 passos que você pode começar a seguir para criar um conteúdo mais atraente para seu público.

1. Use imagens relevantes e com significado, sempre

img10909

 

A experiência em design não importa aqui, o que você deve saber é que textos funcionam como conteúdo primário, as imagens por sua vez desempenham papel de complementar em criar o impacto e o significado desejados. Pense sempre em usar boas imagens que sirvam de suporte para o restante do conteúdo:

  • Use uma série de imagens em vez de apenas itens de texto
  • Use fotos em vez de clip arts, para passar a imagem de profissionalismo
  • Use imagens com significado, que sejam relevantes para o conteúdo

2. Construa um modelo que seja livre de distrações

img20909

 

Design não é apenas beleza. Um design efetivo e com destaque ao conteúdo fará com que seus alunos não se distraiam facilmente. Sempre revise o conteúdo para encontrar elementos desnecessários.

3. Sempre tenha uma boa quantidade de espaço vazio

img30909

Isso mesmo, tão importante quanto o conteúdo é o espaço em branco. Muitos elementos sem um espaço para respirar irão causar confusão e distração nos seus alunos. Designs bem resolvidos sempre utilizam dessa máxima de priorizar tanto o que está preenchido quanto o que não está. Utilize os espaços para destacar conteúdo, enfatizar ideias e conceitos e organizar melhor todo o visual do material de eLearning.

4. Separe o conteúdo

img40909

É comum vermos materiais que despejam todo o conteúdo em um único slide. Leve em consideração as partes mais importantes no seu curso e divida em vários slides, assim a experiência será mais interessante e mais eficiente será o aprendizado.

5. Use as cores de forma inteligente

img50909

Um dos elementos mais importantes do design é a cor. As cores podem passar sensações e emoções para o público alvo dependendo de como elas são aplicadas. As dicas mais básicas são em relação à legibilidade, mantenha fundos mais claros e cor do texto mais escuro para facilitar a leitura. Use uma paleta de até 3 cores, mantendo uma identidade e evitando causar desconforto ao aluno.

6. Seja consistente

img60909

Tanto quanto o conteúdo de um curso deve ser consistente em relação ao seu tema principal o visual e identidade também devem seguir a mesma máxima. Tenha a certeza de que design está bem resolvido e estão padronizados para todos os módulos do material de aprendizado. Isso facilitará a vida do aluno, que saberá que ainda está no mesmo curso a partir do seu visual.

7. Mantenha a atenção e foco do aluno

img70909

Todos os esforços sobre o design do material de aprendizagem são necessários para manter o foco do aluno no conteúdo. Lembre-se sempre que o conteúdo é o principal, o restante (inclusive a parte visual) deve trabalhar para fazer com que este tenha o devido destaque.

Fonte: ELearning Industry

Sem comentários

Publicar Comentário